Atualmente a região que mais cresce em área plantada no Brasil é a região denominada por MATOPIBA, região que compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Essa nova, e, considerada última fronteira agrícola do país, embora apresente relevo favorável ao uso intensivo com lavouras, apresenta predomínio de solos com classes texturais areia, areia franca ou francoarenosa, sendo solos susceptíveis a erosão, merecendo destaque para a utilização correta com objetivo de evitar a degradação irreverssível do ambiente (Lumbreras et al., 2015).
Diante das dificultades enfretandas para a produção agrícola no Cerrado brasileiro é impressidível a utilização de técnicas adequadas de manejo do solo e que possibilitem a exploração agrícola da forma mais sustentável possível. Para isso, os profissionais que atuam na região precisam ser capacitados para transferir ao campo e aos produtores os avanços obtidos na pesquisa.
Com base no exposto, a criação de um curso de Pós-Graduação lato sensu em Manejo do Solo do Cerrado, ligado ao curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira – UNIFAAHF, possibilitará a formação de Especialistas que possam estender e levar aos produtores a forma correta de utilização dos solos do Cerrado, permitindo a utilização de técnicas adequadas de cultivo visando a exploração agrícola sustentável. Dessa forma, poderá cntribuir para o desenvolvimento sócial e econômico do município de Luis Eduardo Magalhães e região.
Coordenação Geral: Prof. Esp. Elza Ilha Padilha Pereira
E-mail: posgraduacao@faahf.edu.br
Coordenadora da Especialização: Prof. Dra. Jerusa Maia e Sá