Produção Vegetal

As técnicas utilizadas nos sistemas de produção vêm se modernizando a cada dia. Com isso, é de suma importância a atualização dos profissionais que atuam nos setores produtivos, com objetivo de adotarem de forma correta as novas tecnologias, buscando aumentar a produtividade das culturas e aliando a preservação ambiental.

Nas últimas décadas a agricultura brasileira vem sendo destaque, em função de sua contribuição para o produto interno bruto (PIB) do Brasil e de sua importância no fornecimento de alimentos, tanto no âmbito nacional como mundial. Grande parte do sucesso da agricultura brasileira deve-se as pesquisas desenvolvidas nos diversos campos do conhecimento e que possibilitaram a exploração agrícola nas áreas do Cerrado brasileiro.

O desenvolvimento da agricultura no Cerrado brasileiro é um desafio, pois, os solos da região apresentam serias limitações a produção de alimentos. São solos altamente intemperizados, onde predominam LATOSSOLOS e ARGISSOLOS, com baixa fertilidade natural, apresentando deficiência generalizada de nutrientes como nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), zinco (Zn), boro (B) e cobre (Cu). Além disso, apresentam elevada saturação de alumínio e alta capacidade de fixação de P, devido à predominância de óxidos de Fe e Al na fração argila.

Outras limitações para o desenvolvimento da agricultura no Cerrado brasileiro incluem: estação seca muito bem definida, compreendendo 5-6 meses (de abril/maio a setembro); ocorrência de veranicos durante a estação chuvosa; baixa capacidade disponível de retenção de água nos solos; e limitado desenvolvimento de raízes da maioria das culturas, em função da toxicidade de Al (Lopes e Guimarães, 2016).

Diante das dificuldades enfrentadas para a produção agrícola no Cerrado brasileiro, é imprescindível a utilização de técnicas adequadas de cultivo que possibilitem a exploração agrícola da forma mais sustentável possível. Para isso, os profissionais que atuam na região precisam ser capacitados para transferir ao campo e aos produtores os avanços obtidos na pesquisa.

Com base no exposto, a criação de um curso de Pós-Graduação lato sensu em Produção Vegetal, com ênfase nas culturas agrícolas cultivadas no Cerrado brasileiro, ligado ao curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira – UNIFAAHF possibilitará a formação de Especialistas que possam atender a demanda do campo por informações e utilização de técnicas adequadas de cultivo visando à exploração agricola sustentável. Dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento sócial e econômico do município de Luis Eduardo Magalhães e região.

Coordenação Geral: Prof. Esp. Elza Ilha Padilha Pereira
E-mail: posgraduacao@faahf.edu.br

Coordenadora da Especialização: Prof. Dr. José Rafael de Souza

A quem se destina?

Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais e demais profissionais nas áreas de ciências agrárias e afins.

Duração

15 módulos

Investimento

20 x de R$595,00

Carga Horária

360 horas

Turno

1 final de semana por mês

Início

A definir

Formar especialistas para atuarem nos sistemas de produção do Cerrado brasileiro, com destaque aos cultivos do Oeste da Bahia, por meio da oferta de curso de Pós-Graduação lato sensu em Produção Vegetal, pelo Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira – UNIFAAHF

Módulo

Ecofisiologia da Produção Vegetal
24h

Módulo

Técnicas Experimentais
24h

Módulo

Interpretação de Análises de Solo
24h

Módulo

Tecnologia de Sementes
24h

Módulo

Biotecnologia e Métodos de Seleção de Plantas
24h

Módulo

Manejo da Adubação em Solo do Cerrado
24h

Módulo

Proteção de Plantas – Doenças
24h

Módulo

Proteção de Plantas – Pragas
24h

Módulo

Manejo de Plantas Daninhas
24h

Módulo

Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários
24h

Módulo

Uso de Drone e Processamento de Imagens na Agricultura
24h

Módulo

Tecnologia da Produção de Soja
24h

Módulo

Tecnologia da Produção de Algodão
24h

Módulo

Tecnologia da Produção de Milho
24h

Módulo

Microbiologia do Solo Apliacada
24h

Prof. Dr. José Rafael de Souza

Coordenador do Curso

    #VEM

    PRA

    UNIFAAHF