Esta proposta de curso de pós-graduação lato sensu pretende relacionar as reflexões sobre a produção e a recepção da literatura infantojuvenil, desde os tempos de sua dependência dos bancos escolares até hoje, quando circula por diferentes mídias e envolve tanto a escrita quanto o visual, através de foco interdisciplinar e intertextual, em que a descrição, a interpretação e a crítica analítica irão fundamentar os componentes curriculares ministrados, bem como a produção discente.
Como resultado, a Especialização “LITERATURA INFANTIL E EDUCAÇÃO LEITORA” pretende a consolidação de reflexão teórico-crítica sobre o texto escrito para crianças e jovens enquanto discurso de resistência, construtor de espaços de desenvolvimento intelectual reflexivo e de identidades múltiplas. Os componentes curriculares enfatizam a não hierarquização dos objetos de interesse, bem como a abordagem comparativa e a análise das práticas culturais de uma perspectiva contemporânea. Elas convergem para a recuperação e análise da memória cultural, trabalhando teoricamente sobre as expressões artístico-culturais, consideradas como produtoras de imagens identitárias.