Metodologias Ativas aplicada a Docentes

As contínuas e rápidas mudanças da sociedade contemporânea trazem em seu bojo a exigência de um novo perfil docente. Daí a urgente necessidade de repensar a formação de professores, tendo como ponto de partida a diversidade dos saberes essenciais à sua prática, transpondo, assim, a racionalidade técnica de um fazer instrumental para uma perspectiva que busque ressignificá-la, valorizando os saberes já construídos, com base numa postura reflexiva, investigativa e crítica.

Dessa perspectiva, é possível inferir que os saberes necessários ao ensinar não se restringem ao conhecimento dos conteúdos das disciplinas. Quem leciona sabe muito bem que, para ensinar, dominar o conteúdo é fundamental, mas reconhece também que este é apenas um dos aspectos desse processo.

Depreende-se, ainda, dessa ideia que a prática docente materializa um percurso muito singular de cada sujeito no movimento de tornar-se professor ou professora e é constituída de diferentes saberes imbricados de concepções históricas. Com efeito, é ainda muito comum a influência do método tradicional de ensino, centrado no docente e na transmissão de conteúdos, em que os estudantes mantêm uma postura passiva, apenas recebendo e memorizando as informações numa atitude de reprodução.

A quem se destina?

Alunos e Profissionais das áreas das mais diversas áreas de atuação na educação.

Duração

07/05/2022, 14/05/2022, 21/05/2022, 28/05/2022

Investimento

R$100,00 alunos - R$200,00 Profissionais

Carga Horária

20 horas

Turno

14:00 às 17:30

Início

Maio

Proporcionar aos docentes uma imersão em conhecimentos contemporâneos voltadas à Metodologia Ativa, e então contribuir com a melhoria da pratica docente.

Modulo I – 07/05/2022

– Conceitos iniciais e alinhamento de estratégias – Introdução a Metodologia Ativa
– Acordo ou Contrato de Convivência
– Autonomia Estudantil.

Modulo II – 14/05/2022

– TBL Conceitos e Práticas Processo Avaliativo – PBL Conceitos e Práticas Processo Avaliativo

Modulo III – 21/05/2022

– GAMIFICAÇÃO Conceitos e Práticas – KAHOOT Ferramenta de Gamificação – STORYBORD – STORYTELLING

Modulo IV – 28/05/2022

– PLC – Preenchimento das Lacunas de Conhecimento – Avaliação Indicativa – Autonomia de Avaliação – Vivência na Metodologia Ativa
Em breve.

Me. Diego Clímaco Patrocínio

Coordenador

    #VEM

    PRA

    UNIFAAHF