As técnicas utilizadas nos sistemas de produção vêm se modernizando a cada dia. Com isso, é de suma importância a atualização dos profissionais que atuam nos setores produtivos, com objetivo de adotarem de forma correta as novas tecnologias, buscando aumentar a produtividade das culturas e aliando a preservação ambiental.
Nas últimas décadas a agricultura brasileira vem sendo destaque, em função de sua contribuição para o produto interno bruto (PIB) do Brasil e de sua importância no fornecimento de alimentos, tanto no âmbito nacional como mundial. Grande parte do sucesso da agricultura brasileira deve-se as pesquisas desenvolvidas nos diversos campos do conhecimento e que possibilitaram a exploração agrícola nas áreas do Cerrado brasileiro.
O desenvolvimento da agricultura no Cerrado brasileiro é um desafio, pois, os solos da região apresentam serias limitações a produção de alimentos. São solos altamente intemperizados, onde predominam LATOSSOLOS e ARGISSOLOS, com baixa fertilidade natural, apresentando deficiência generalizada de nutrientes como nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), zinco (Zn), boro (B) e cobre (Cu). Além disso, apresentam elevada saturação de alumínio e alta capacidade de fixação de P, devido à predominância de óxidos de Fe e Al na fração argila.
Outras limitações para o desenvolvimento da agricultura no Cerrado brasileiro incluem: estação seca muito bem definida, compreendendo 5-6 meses (de abril/maio a setembro); ocorrência de veranicos durante a estação chuvosa; baixa capacidade disponível de retenção de água nos solos; e limitado desenvolvimento de raízes da maioria das culturas, em função da toxicidade de Al (Lopes e Guimarães, 2016).
Diante das dificuldades enfrentadas para a produção agrícola no Cerrado brasileiro, é imprescindível a utilização de técnicas adequadas de cultivo que possibilitem a exploração agrícola da forma mais sustentável possível. Para isso, os profissionais que atuam na região precisam ser capacitados para transferir ao campo e aos produtores os avanços obtidos na pesquisa.
Com base no exposto, a criação de um curso de Pós-Graduação lato sensu em Produção Vegetal, com ênfase nas culturas agrícolas cultivadas no Cerrado brasileiro, ligado ao curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira – UNIFAAHF possibilitará a formação de Especialistas que possam atender a demanda do campo por informações e utilização de técnicas adequadas de cultivo visando à exploração agricola sustentável. Dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento sócial e econômico do município de Luis Eduardo Magalhães e região.
Coordenação Geral: Prof. Esp. Elza Ilha Padilha Pereira
E-mail: posgraduacao@faahf.edu.br
Coordenadora da Especialização: Prof. Dr. José Rafael de Souza