Letras – Português e Ingles

A missão do Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira e a política de elaboração dos projetos pedagógicos são fundamentais no estabelecimento das competências a serem desenvolvidas em cada curso. Além disso, a partir da lista básica das competências, cada disciplina tem, selecionadas, uma ou duas competências a serem trabalhadas ao longo do semestre letivo, de modo que ao longo do curso, todas elas sejam objeto de trabalho pedagógico.

Sendo assim, o estudante poderá encontrar no Curso de Licenciatura em Letras (Português e Inglês)  instrumentos que subsidiem sua atuação como profissional de áreas diversas no âmbito da cultura, pesquisador de aspectos diversos da língua e literatura e interfaces destas, entre outras.

Portaria de Renovação de Conhecimento: n° 286 de 21/12/2012
Vagas: 100
Coordenação: Prof. Esp. Elza Ilha Padilha Pereira
E-mail: coordenacaoletras@faahf.edu.br

A quem se destina?

É evidente a empregabilidade dos profissionais formados no Curso de Letras pela amplitude das redes pública e privada da Educação Básica brasileira e pela falta de um número suficiente de professores habilitados do ensino fundamental e médio. Por isso, com a missão de melhorar a problemática situação educacional brasileira, o alvo deste curso é a formação de professores competentes, comprometidos e reflexivos.

Duração

4 anos/8 semestres

Investimento

R$460,00 / Mês

Carga Horária

4.050 horas

Turno

Noturno

Início

2024

O Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira, através do curso de Letras, tem como objetivos: – Formar cidadãos competentes profissionalmente no desempenho de suas funções, com respeito à ética e aos valores de nossa sociedade; – Promover o desenvolvimento cultural e científico na área, buscando o aprimoramento e a capacitação de profissionais de forma que seus egressos sejam percebidos pelo mercado como altamente qualificados; – Tornar os indivíduos aptos a atuar em seu entorno, atendendo às necessidades das comunidades, de forma a levar a eles os conhecimentos necessários para o cumprimento dos objetivos, participando do processo de criação e divulgação de conhecimento, a partir da atuação de seus núcleos de pesquisa e estudo, e de outros meios de comunicação disponíveis; – Formar profissionais que sejam também produtores do saber, de novas didáticas, de novos instrumentos e de novas experiências, capazes de exercer a atividade docente como uma prática transformadora, vinculando a escola com a realidade global.

1º Período

Fonética e Fonologia do Português
60h
Leitura e Produção Textual em Língua Portuguesa I
60h
Língua Inglesa I – Leitura e Escrita
60h
Língua Inglesa II – Conversação
30h
Sociologia
60h
Tecnologia Educacional
30h
Teoria da Literatura
60h

2º Período

Educação e Diversidade
60h
Inclusão Educacional
60h
Leitura e Produção Textual em Língua Portuguesa II
60h
Língua Inglesa III
60h
Língua Inglesa IV – Conversação
60h
Literatura Portuguesa I
60h
Morfologia do Português
60h
Prática Pedagógica Docente I
60h

3º Período

Didática Geral
60h
Leitura e Produção Textual em Língua Portuguesa III
60h
Língua Inglesa V
60h
Língua Inglesa VI – Conversação
60h
Literatura Brasileira I
60h
Literatura Portuguesa II
60h
Metodologia Científica
30h
Prática Pedagógica Docente II
60h

4º Período

Leitura e Produção Textual em Língua Portuguesa IV
60h
Língua Inglesa VII
60h
Literatura Brasileira II
60h
Literatura Portuguesa III
60h
Planejamento Educacional
60h
Prática Pedagógica Docente III
60h
Sintaxe do Português
60h
Estágio Supervisionado
80h

5º Período

Filosofia e Ética
60h
Legislação e Direito Educacional, 60h
Língua Inglesa VIII
60h
Literatura Brasileira III, 60h
Prática Pedagógica Docente IV
60h
Psicologia da Educação – Desenvolvimento
60h
Seminários Temáticos em Educação I
60h
Estágio Supervisionado II
80h

Prof. Esp. Elza Ilha Padilha

Coordenadora

    #VEM

    PRA

    UNIFAAHF